A Origem do Carnaval

A ORIGEM DO CARNAVAL


Praticado em vários países do mundo, no Brasil, o carnaval é considerado a maior festa popular. Não se tem o sentido preciso da expressão "carnaval", que, embora se saiba que deriva do latim, pode vir de várias expressões naquela língua. Ex. Carnelevãrium, carnilevãria, carnevale, etc. supondo-se que a segunda parte da expressão seja "vale", que significa "adeus", viria, então, a expressão "carnaval" do latim "carnevale ", o mesmo que "adeus à carne". Uma coisa é certa: o carnaval, festa pagã, comemorada já por aí: Os séculos, surgiu ou ganhou grande força de uma ligação 'aos seus praticantes com a celebração católica da quaresma, período de abstinência da carne, como alimento, até a chegada da Páscoa, o que vamos ver mais adiante.
A Enciclopédia Mirador diz assim sobre o carnaval:
"Seu modelo mais famoso, forneceu-o a Itália, sobretudo Roma, acompanhada por Veneza, Florença, Turim, Ivrea e Nápoles; mas não poucas cidades da Europa, fora da Itália, rendem ou renderam culto ao deus carnavalesco".
A Enciclopédia Mirador diz mais: "Num relacionamento histórico mais próximo, e certamente mais concreto, é possível localizar aquela origem em celebrações da antiguidade, de caráter orgíaco, a exemplo das bacanais e das saturnais romanas". No Brasil, os festejos pré-carnavalescos têm início com as comemorações da passagem de ano, se estendendo até a chamada terça-feira gorda. Aí é interrompido para a quaresma, voltando

no chamado sábado de Aleluia, quando se realizam bailes idênticos aos de Morno. (Enciclopédia Mirador Vol. 5 - Pago 2082-2083).
Com a instituição da quaresma, em que os católicos deviam se abster do consumo de carne, as pessoas aproveitavam a chamada terça-feira gorda para fazer grandes festas com grande consumo de carne, já que na quarta-feira, dia seguinte, começava o período de jejum de carne até a Páscoa. Essas festas foram crescendo, entrando nelas as bebidas alcoólicas. Aí, naturalmente, entraram as práticas sexuais desregradas, chegando ao que hoje chamamos carnaval, ao festival da carne.
Assim, o carnaval surgiu da intenção de se aproveitar ao máximo os prazeres da carne até a véspera do início da quaresma, onde se ficava quarenta dias em preparação para a Páscoa. Daí a expressão "adeus à carne" e a conhecida "terça-feira gorda".
O CARNAVAL E A PÁSCOA
Você já percebeu que tanto o carnaval quanto a Páscoa caem em datas diferentes de ano para ano? E sabe por quê? A resposta é incrível. A Páscoa tem uma data fixa no calendário judaico, que é regido pelo ano lunar. Ao passar para o calendário ocidental, regido pelo ano solar, ela sofre variação cada ano. Por isso a Páscoa, no nosso calendário, varia, às. vezes no meio de abril, às vezes bem no início. Agora, o pior. A data do carnaval é sempre marcada em função da Páscoa, sempre quarenta dias antes da celebração da morte do Senhor Jesus. Mudando, ano-a¬-ano, a Páscoa, muda também o carnaval, às vezes em  meados de fevereiro, às vezes no final de fevereiro e início de março. De qualquer modo, é muito triste sabermos que a festa da carne é marcada em função do acontecimento maior da história da humanidade, a morte do Filho de Deus pelos nossos pecados. Mas esta é a realidade.
O deus CARNAVALESCO
Como vimos, a Enciclopédia Mirador, uma obra mundialmente conhecida e respeitada, fala de um deus do carnaval, isto é, uma entidade espiritual que o dirige. E diz que um culto é rendido a esse deus carnavalesco.
Já aqui começamos a ver que o carnaval, muito mais do que uma festa alegre e despretensiosa, é uma forma de culto, culto pagão a um deus próprio. Ainda que seja uma festa de alegria, está sempre tachada a tênar em tristeza e penitência. Mas. e o seu deus? Que deus é esse? A Enciclopédia !'Mirador diz assim: . 'Mamo, figura mitológica, filho do sono e da noite. era considerado um deus pelos antigos. com alçada (com/Gerência) no campo das burlas e censuras n. (Enciclopédia Mirador Vol. 5 - Pag. 2090)
A entidade que dirige o carnaval é encarnada, todos os anos, por um homem bastante gordo e alegre. É o chamado Rei Mamo. Esse rei é eleito num concurso anual e reina nos dias da folia sob o custeio dos cofres públicos para dirigir o festival da carne.
Não podemos negar, pois a própria história o assina, que o carnaval é uma festa que tem um deus próprio que exalta as paixões da carne, isto é, da natureza humana, onde segundo a Bíblia, está o pecado que separa o homem do verdadeiro Deus.

Mas a Enciclopédia Mirador continua a mostrar outros aspectos desse deus:
•    Ele distribui "graças" e reina sobre os seus "súditos" - Esse deus Mamo, segundo as tradições, reina sobre os seus súditos, espantando as tristezas e aborrecimentos durante os dias da folia, desaparecendo durante o ano para o reinício pontual do seu reinado no ano seguinte. O que pensar dessa distribuição de "graças" por essa entidade chamada Momo? Olhe para os resultados do carnaval e você mesmo poderá ver que tipo de "graças" esse deus distribui aos seus súditos: homicídios, ferimentos diversos, drogas, Aids, destruição de lares, etc.
•    Ele se materializa na pessoa de um homem ¬- Cada ano, um homem é escolhido para simbolizar, ou melhor, encarnar a figura desse deus no meio da folia. Esse homem, o chamado Rei Mamo, sel2undo as tradições. se torna a presença visível dessa "divindade" entre os foliões. E, onde ele está, todos dançam e se divertem em torno da sua pessoa.

Tudo isso nos faz ver de fato que o carnaval, muito mais profundo do que uma simples festa de diversão ingênua, onde os foliões brincam, descarregando os problemas de todo o ano, é uma festa pagã, uma forma diferente de culto a um falso deus, chamado de Momo. Já aqui, convém nos lembrarmos das palavras do Senhor Jesus a Satanás, na tentação do deserto: - Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás e só a Ele servirás (Mal. 4:10).

A Enciclopédia Mirador, da qual extraí dados históricos do carnaval. diz assim sobre o chamado Rei Mamo: "Figura mitológica, filho do sono e da noite, era considerado deus Dos antigos, com alçada (colJ1vetência. ação) no campo das burlas e censuras. Em sua representação simbólica, com uma das mãos levanta a máscara e a segura, com a outra, uma espécie de cetro que termina por uma cabeça grotesca - a da loucura. Para os carnavalescos, tal divindade materializa-se na pessoa de um rei. que in1lJera sobre a folia com o espírito compreensivo (ou permissivo?*) de uma potestade devida de preconceitos e disposta a aplicar seu mando (poder) entre cantos alegres. danças e folguedos. Rei 1,10mo I e Único é a figura suprema da corte carnavalesca carioca. Financiado pelos cofres públicos, comparece a desfiles e bailes. lança proclamações. em que descreve aborrecimentos e tristezas, peregrina por bairros e subúrbios distribuindo graças. e. passado o carnaval. desaparece. retomando daí um ano. para o reinício pontual do seu reinado".
Observe bem que as palavras acima não são nossas, para alguém as considere preconceituosas ou preconcebidas, mas de uma enciclopédia mundial, que faz uma análise realística e neutra dos assuntos que aborda. Mas vamos considerar por partes as palavras acima:

• Filho do Sono e da Noite - As palavras "Sono e Noite" estão com letras maiúsculas por mostrarem esses dois elementos como uma força espiritual. ou um espírito, como a morte. Na verdade é isto mesmo, segundo a feitiçaria que aí está embutida. E há uma simbologia espiritual nisto:

•    SONO - É uma clara figura do entorpecimento da mente humana, da cegueira espiritual que paira sobre as pessoas, levando-as a não enxergarem as verdadeiras implicações espirituais desta festa profana, bem como das coisas que praticam nesses dias. Isto 110S faz lembrar o que diz a Palavra de Deus; o mundo jaz (dorme) no maligno. Você já percebeu que, no carnaval, as mentes das pessoas ficam literalmente entorpecidas, dominadas pelo espírito da festa. Já observou como ocorre uma mudança de personalidade, onde as pessoas parecem sair de si mesmas, ficando possuídas das figuras que escolhem para encarnar naqueles dias? Ex. Homens vestidos de mulher, fantasiados de morte, etc.

•    NOITE - Quando, dentro da chamada mitologia, Mamo é chamado de filho da Noite, a nos isto só pode soar bem estranho. E mais, entendemos que esse espírito é derivado de tudo o que diz respeito às trevas, algo absolutamente contrário à luz. E nos lembramos das palavras bíblicas: Quem é nascido de Deus, vem para a luz, para que as suas obras resplandeçam, porque não feitas em Deus, Mas a Palavra da Verdade diz mais: Deus é luz, e não existe nele trevas nenhumas.

Já aqui eu desejo fazer uma pergunta sincera e importante a você que lê este trabalho: Pode Deus estar no meio dessa festa? Se alguém acha que pode, então eu pergunto mais? Então a Bíblia está mentindo? Não! Assim, os que se ajuntam com este espírito de Momo, se fazem um com ele, segundo o princípio bíblico. E se tornam literalmente filhos do Sono e da Morte, duas operações espirituais entrelaçadas e altamente danosas à alma humana.
•    Com uma das mãos levanta a máscara e a segura - Máscara, por si mesma, é símbolo de artificialidade, de algo que esconde o verdadeiro. Uma máscara fatalmente muda a aparência de alguém. Uma das práticas adotadas pelo ser humano em sua fraqueza e lutas é colocar máscaras de diferentes aspectos para encobrir suas realidades e fugir dos seus problemas. Contudo, uma máscara só pode produzir algum efeito enquanto estiver tapando a realidade, o que não poderá fazer por todo o tempo. Tem gente que vive colocando máscaras a fim de fugir da sua realidade, ao invés de enfrentá-Ia e vence-Ia.
Nada seria mais apropriado a esse deus chamado Morno do que ostentar uma máscara pois é exatamente isso que esse espírito maligno tem feito em tantas vidas nesta festa profana: levar as multidões ao engano de uma alegria de três ou quatro dias, prometendo-lhes diversão, mas aumentando-lhes o desgosto e o pecado, fazendo-os voltar à tristeza na quarta-feira tão bem chamada de cinzas.

No ato de levantar e segurar, ou sustentar a máscara, há aí uma linguagem espiritual; ele levanta a máscara, isto é, institui esse conceito tão falso nas pessoas, estabelecendo esse princípio maldito de falsa alegria, trazendo o engano por formas tão "criativas". Quanto ao ato de segurar, ou sustentar a máscara, isso significa que ele, por meio do engano e da mentira, faz preservar esse embuste espiritual nas mentes dos seus seguidores. Sua presença entre os foliões traz esses dois objetivos básicos: levantar e segurar a máscara da mentira, do engano, coisas que lhe são comuns, já que é filho do Sono e da Noite, dominando  sobre a cegueira espiritual e as trevas.
•    Ele tem o cetro da loucura - Eu volto a chamar a sua atenção para o fato de que não é este pastor que está falando isto, como dando uma opinião, mas uma conceituada enciclopédia. Veja bem o que diz ali: ... com a outra mão, uma espécie de cetro que termina por uma cabeça grotesca - a da loucura. Cetro é um bastão usado pelos reis. Na Bíblia, cetro é símbolo de poder real. Comandantes militares, por exemplo, usam bastões de comando, mas reis usam cetros, algo em nível maior.

O cetro em sua mão é uma clara demonstração da sua pretensão de reinar sobre os seus súditos. E isso realmente ocorre com o domínio que esta potestade espiritual chamada Morno exerce sobre os que "brincam", sobre a sua sombra. Cetro é símbolo de poder, coroa, símbolo de majestade.

Mas diz, ainda, que esse cetro termina por uma cabeça grotesca, a da loucura. Acho muito apropriada a palavra dada pelo escritor que diz que esse cetro termina. É justamente no seu final, escondida entre a "alegria" daqueles dias de folia que estão verdadeiras cabeças grotescas, verdadeiros símbolos da loucura que ° homem pode cometer diante de Deus.

E o que diz a Palavra de Deus? Há caminhos que parecem bons aos olhos do homem, mas no seu final, são caminhos de morte! Neste momento, será que acharíamos melhor aplicação da palavra bíblica acima? Podemos até ampliar o texto bíblico acima, aplicando-o a esta situação e vê-lo assim: Há caminhos (segundo o cetro de Momo) que parecem bons aos olhos do homem ({cheios de alegrias, prazeres e disfarces}, mas que no seu final (cabeça do cetro) são caminhos de morte!

Na parte superior dos cetros reais eram postas figuras que mostravam, de modo maior, os aspectos da realeza de quem os usava. E, como diz, a Bíblia, não há nada novo debaixo do sol, o que é já foi. E não seria diferente com este cetro de Mamo; segundo a sua "realeza": cabeça grotesca, figura da loucura. Segundo o Dicionário Aurélio, a palavra "grotesca" significa "qualidade ou caráter daquilo que é ridículo; aquilo que suscita riso ou escárnio". Segundo o cetro, o poder de Mamo, a loucura é exaltada no seu reinado no carnaval. Por tudo isto, nós vamos vendo que esta festa, que Deus chama de festa profana, nada tem a ver com o verdadeiro Deus, o Criador de todas as coisas. Mas, na verdade é cheia de loucura e escárnio de tudo aquilo que é correto, decente, daquilo que Deus criou para que nós praticássemos. Sinceramente, pense nisto: o carnaval é ou não é uma festa caracterizada pela zombaria de tudo o que é correto? Isto está na cabeça do cetro de Mamo, na ponta do seu poder sobre esta festa.
No carnaval as pessoas, com as mentes entorpecidas, zombam da verdade, da família do sexo que Deus criou, da paz, do amor fraternal entre os seres humanos, fazendo apologia da violência. É ou não é o carnaval uma festa de tremenda zombaria de toda forma de dignidade? Certamente sim.

•    Ele comparece aos bailes e desfiles, distribuindo graças - Olhe bem para esta realidade e responda bem dentro de você: quais são as "graças" que essa potestade de Momo tem distribuído nos sucessivos

carnavais? Adultérios. hOl11ossexulisl11o, morte, dissolução da família. drogas, orgias. aids, etc. Será que alguém, em sã consciência, poderia negar isto? Não! É importante notarmos que essa potestade, muito mais do que o homem que a encarna, realmente comparece a esses locais. Sua presença paira no ar de qualquer salão, praça ao rua onde há foliões pulando no carnaval.

•    Ele lança proclamações - O que se quer dizer com isso? Na linguagem da realeza são editos, ou expressões de alegria que, segundo a Enciclopédia Mirador, prescreve tristezas e aborrecimentos. Na verdade, essa potestade espiritual de Mamo lança maldições, em forma de mentiras sobre os seus adeptos. São muitos os casos de pessoas que perdem valores nos dias de carnaval, sejam valores morais, físicos ou principalmente espirituais.
A verdade é que tudo, absolutamente tudo o que o carnaval traz às pessoas, no seu final, mesmo com a máscara da alegria e do "não" aos aborrecimentos, é uma quarta-feira de cinzas no seu mais absoluto sentido. Essas "proclamações" nada mais são do que maldições que vêm sobre as vidas e vão produzir os seus efeitos durante todo o ano. E isso se liga com o que colocarei a seguir.

•     Ele desaparece, retomando daí a um ano - Aqui está uma estratégia sutil que tem enganado uma grande multidão de pessoas: pensa-se que os efeitos do carnaval se dão apenas nos dias da sua realização. mas não. J"tais adiante, darei uma palavra que recebi do Senhor a este respeito. Mas, desde já, faço saber aqui que o resultado das suas "proclamações" é como uma semente que crescerá e produzirá os frutos "segundo a sua espécie' durante todo o ano. ou mais. A verdade é. que a nossa vida, aqui na terra, é uma grande semeadura de valores humanos e espirituais. Cada dia, estamos lançando sementes sobre a terra na qual vivemos, sejam boas ou más, sementes que produzir--ao frutos segundo a sua espécie. A grande estratégia desse espírito de Momo, um espírito da parte de satanás. é manifestar-se nos dias do carnaval, como o seu rei e condutor espiritual, e, depois, voltar ao seu modo preferido de agir: escondido, na sombra. Por isso é dito que ele desaparece. Mas, eu, Pr. Oneias, digo a você que ele desaparece para "trabalhar em off', por trás de sementes lançadas nos dias da sua encarnação, no carnaval.
AS CHAVES DA CIDADE
Há uma tradição no Rio de Janeiro em que, todos os anos, o prefeito entrega as chaves da cidade ao Rei Mamo, numa cerimônia especial. Lamentavelmente, é aí que reside um tremendo problema para a nossa cidade. A Palavra de Deus é composta de leis, leis imutáveis que operam na dimensão espiritual pois foram estabelecidas pelo Deus Supremo e Soberano. E uma dessas leis é o reconhecimento, e mais do que isso, o estabelecimento divino da autoridade humana, expressa por reis, príncipes e governantes em geral. Jesus falou a Pilatos que ele não teria nenhuma autoridade se por Deus não lhe fosse concedida.
Há uma coisa que os nossos prefeitos em geral precisam tanto conhecer: a autoridade que possuem, na direção da nossa cidade. tem aspectos bem mais oriundos do que podem imaginar:


•    Ela não vem deles próprios - A própria raiz da palavra "autoridade" mostra o princípio de "algo recebido de fura". Significa "estar fora de si", isto é, alguém que exerce um poder que não nasce em si mesmo, que vem de fora, uma investidura de um poder maior. Um prefeito, por exemplo, é um homem, um simples homem que recebe uma investidura de poder emanada do povo e manifesta pelo voto da comunidade. Ainda que sejam homens de poder, são homens que adoecem, se cansam, podem tomar decisões certas e erradas e que, muitas vezes, algum tempo depois são esquecidos pela própria sociedade que os elegeu e constituiu.
Mas, como um princípio estabelecido por Deus, o prefeito é o governante maior da cidade. sua autoridade maior. E, em maior instância, essa autoridade exercida por esse homem procede de Deus, fonte de toda a verdadeira autoridade. E. mesmo que tomem atitudes absolutamente contrárias à vontade de Deus, seus atos serão reflexos da autoridade concedida pelo céu e mais. terão efeitos na dimensão espiritual.
O ato de o prefeito do Rio entregar as chaves da cidade nas mãos do Rei Momo numa cerimônia própria. quer se queira concordar ou não. tem um valor espiritual Que produz resultados espirituais: Ele está entregando o domínio da cidade aos nulos dessa "divindade", declarando, ou consentindo flue ela reine sobre a cidade nesses dias! E aqui está algo muito profundo. muito mais do que se pensa.
Ao entregar as chaves da cidade ao Rei Momo, o prefeito está. na verdade, dizendo. por uma linguagem de
gestos, que Mamo reine sobre a cidade Que lhe fôra dada em autoridade. e mais. Que ele (farra sobre a mesmo cidade as proclamações do seu reino e a cabeça do seu cetro. que. segundo a Enciclopédia Mirador. é uma cabeça grotesca. símbolo da loucura.
Não desejo de modo algum acusar ou culpar os nossos prefeitos pelos males que estão aí, até porque são eles autoridades constituídas pela permissão de Deus. Mas desejo abrir os seus olhos, como os de todos os que lerem este trabalho, sobre as profundas implicações espirituais sobre a nossa cidade desta festa de profanação de tudo o que é bom e verdadeiro.

Você já notou que as catástrofes que ocorrem sobre o Rio de Janeiro, chuvas com inundações, desabamentos e outros, vêm sempre um pouco antes ou depois do carnaval, Principalmente nos meses de janeiro e fevereiro, ou princípio de março?
UMA REVELAÇÃO DE DEUS PARA NÓS
Já durante sete anos, a igreja que eu pastoreio tem trabalhado, nos dias do carnaval, no centro de Campo Grande, no Rio. Realizamos ali o chamado Projeto Cristo na Praça. Num desses projetos, o de fevereiro de 2000, eu estava andando em torno do nosso povo, observando as coisas ao nosso redor. Em certo momento parei e fiquei olhando as pessoas que passavam fantasiadas. E o Espírito Santo de Deus me falou algo que mexeu profundamente comigo, levando-me a escrever este livreto. Ele disse:

- Filho. todas essas pessoas que você está vendo fantasiadas estão lançando sementes na dimensão espiritual. Os que estão vestidos de morte e de violência estão abrindo portas espirituais Dara espíritos de morte e violência nas suas próprias vidas. nas vidas de parentes seus e até nas vidas dos seus filhos e filhas que virão no futuro. Também os homens que estão se vestindo de mulher e assumindo os seus preceitos femininos estão semeando homossexualismo, ou nas suas próprias vidas, ou nas vidas dos seus entes queridos, Todas estas pessoas estão chamando esses tipos de coisas que estão por trás dessas fantasias.
Na minha Palavra há uma lei que é imutável. como tudo o Que está ali. Não erreis. de Deus 11ão se zomba; por Que tudo o Que o homem semear. isso ele colherá (Gálatas 6: 7). Eles não sabem. mas vão colher, um dia. o que estão semeando hoje.
O bom ator é aquele que deixa a sua alma ser totalmente tomada pelo personagem que representa. Ele sai de si mesmo e, naquele momento, assume inteiramente o personagem. Assim também acontece com quem, nos dias da festa profana, chamada carnaval, sai de si mesmo e adota plenamente a personalidade da sua fantasia.
Naquele momento, eu pude olhar para aquela gente e ver que alguns deles iriam morrer durante o restante do ano porque brincaram com a morte, Outros, infelizmente,iriam terminar no cemitério chorando a morte dos seus entes queridos porque brincaram com a morte. Outros iriam desviar-se pelo caminho do homossexualismo porque brincaram com a condição sexual que Deus lhes dera, brincando dessa forma, na festa do escárnio, de todas as dignidades dadas por Deus ao homem. Naquele momento eu vi que lares e casamentos seriam destruídos porque algumas daquelas pessoas estavam "brincando" de adultério.

Semeadura! Triste semeadura dos filhos do sono e da noite.

Há uma coisa que eu aprendi em minha vida: lima verdade não deixa de ser verdade se eu não a aceito. O próprio Deus disse que as suas palavras não voltarão para Ele vazias, mas prosperarão naquilo para que Ele as enviou. A mesma Bíblia fala ao homem: anda pelos caminhos do teu coração; saiba, porém, que de todas estas coisas, Deus te pedirá contas (Eclesiastes 11:9). Mesmo os que não acreditarem no que eu estou escrevendo aqui, todos darão contas de si mesmo a Deus.
Você se lembra do que falei no início deste livreto: que o deus Mamo desaparece ao fim da folia para reaparecer no ano seguinte. Sim, nos dias da festa profana, do festival da carne, ele semeia as suas maldições numa grande multidão de filhos do sono e da noite, como ele próprio. Mas nos dias restantes do ano, ele trabalha na sombra, regando as maldições lançadas sobre a terra dos corações que fizeram pacto com ele. E elas produzirão os seus frutos, algum dia produzirão, algo como aquela semente que semeamos no nosso quintal e um dia, mais cedo ou mais tarde, vemos o primeiro fruto aparecer. Os princípios espirituais estabelecidos por Deus são paralelos. Esta é uma realidade muito triste, mas é uma grande realidade.


O CARNAVAL NA BÍBLIA
A Bíblia conta a história de dois carnavais do passado, muito antes de Roma e da quaresma.
O primeiro deles aconteceu ainda no deserto, algo em torno de 1400 anos antes de Cristo. Deus usou Moisés para tirar o povo do Egito, onde estava escravo. Mas no deserto, quando Moisés se ausentou do meio do seu povo, para subir ao Monte Sinai e receber as tábuas com as Dez Mandamentos, o povo se sentiu só, e fez um bezerro de ouro. Eles preparam uma festa, que se transformou numa grande orgia, e dançaram, beberam e comeram diante do seu ídolo, dizendo algo grave, um verdadeiro escárnio de Deus: este é o deus que nos tirou da terra do 1:..gito. Moisés. ao ver aquela cena, quebrou as tábuas da lei diante deles. Hoje, o próprio Deus está quebrando as tábuas da lei diante dessa geração que faz da carne e dos seus prazeres o seu deus, dando culto a Momo, como um tipo de bezerro de ouro.
Aquela geração de israelitas, continuando a pecar. pereceu toda no deserto, todos os de 20 anos para cima. Nenhum deles entrou na terra prometida. Eles comemoraram o seu carnaval que terminou numa espécie de quarta-feira de cinzas, com pranto e dor.
O segundo carnaval registrado pela Bíblia aconteceu em Babilônia. no tempo de um rei, chamado Beltsazar. Quando o povo de Israel pecou e foi levado cativo para Babilônia, os objetos sagrados do templo de Deus foram também levados para lá. Esses objetos estavam guardados no palácio real. Mas um dia. o rei Beltsazar mandou que trouxessem esses utensílios sagrados para uma festa que iria promover. Eles dançaram, cantaram, beberam muito, comeram muito e fizeram uma orgia sexual ali. Mas no meio da festa, apareceu uma mão escrevendo na parede do salão do palácio real, bem à vista do rei e dos seus convidados. Era a mão de Deus. Mas ninguém entendia o que estava escrito ali. E o rei ficou apavorado com o que via mas não entendia. Chamados os sábios da corte, ninguém conseguiu decifrar a escrita na parede. Ela dizia:
MENE, MENE, TEQUEL, UFARSIM! E eles se lembraram de um judeu que vivia em Babilônia, na corte real, chamado Daniel. Deus usava Daniel para interpretar sonhos. O pai do próprio rei Beltsazar já havia visto o poder de Deus sobre Daniel. Trazido ao salão do carnaval Daniel olhou para a escritura na parede e começou a dar a sua interpretação. Disse ele:
• Ó rei. Deus me faz saber o que diz a escritura na parede. Ela se refere a ti e ao teu reino. E diz assim:Contou Deus o teu reino e ordenou o seu fim. Pesado foste na balança e achado em falta. Dividido foi o teu reino e entregue aos medos e aos persas (Daniel 5: 1-30). E naquela mesma noite Daria. o medo, ocupou a cidade de Babilônia e matou o rei Beltsazar.
Em pleno sábado de carnaval, aqui em Campo Grande, no meio do calçadão onde estava uma multidão de pessoas fazendo suas compras, eu preguei uma mensagem sobre esta história. Eu mesmo, à medida que falava, me assustava com as palavras que vinham à minha boca. Mas Deus me mandava falar e colocava aquelas palavras em mim.

Eu pregava e olhava à minha volta. Uma multidão de pessoas estavam ali, paradas, ouvindo atentamente o que eu dizia. E eu me lembro de ter dito algo tremendo ali:
-Aquele violou os utensílios sagrados do templo de Deus, em Jerusalém, para uma festa de carnaval no palácio. E ele colheu o . que semeou. Ainda que•fosse poderoso para fazer o que fez, ele ,colheu. os frutos da sua semeadura louca! E o que nos. temos visto hoje? Multidões e multidões de pessoas que estão levando vários tipos de utenst7ios de Deus para esta festa profana do nosso tempo. E que utensl1ios são esses? Valores que Deus criou e nos deu com tanto amor: a faml1ia, o sexo, a paz e harmonia entre semelhantes, a consciência chamada cristã de muitos e muitas coisas assim.
Há valores sagrados, dádivas de Deus em nós, que estão sendo usados em louvor deste bezerro de ouro chamado rei Momo!
Mas a mão de Deus está escrevendo na parede!
Deus continua escrevendo na parede: MENE, MENE, TEQUEL, UFARSIM! E temos visto o "reinado" de tantos terminar em tragédia, quando vem o decreto do Deus!
CUIDADO! A M40 DE DEUS CONTINUA ESCREVENDO NA PAREDE! HOJE ELA ESTA AQUI, NESTE CALÇADÃO!

PORQUE ESCREVI ESTE UVRETO
Este trabalho foi escrito por mim em duas versões: uma para evangelizar pessoas, abrindo os seus olhos para a mentira diabólica do carnaval, e outra para o povo de Deus, abrindo os seus olhos para algo muito mais tenebroso do que imaginamos
Você, meu irmão o minha irmã, que lê este livreto, saiba que há um inimigo ativo na sua cidade, no seu bairro, na sua rua e, quem sabe, na sua própria família, que tem trazido muitas maldições com o disfarce simples de uma festa de alegria e descontração, onde, por três ou quatro dias, vale tudo.
Nos dias da testa profana, há não poucos crentes que ligam seus televisores para ver o desfile das Escolas de Samba. Alguns crentes, na quarta-feira de cinzas, ficam até ansiosos para saber quem girou o desfile. A minha resposta é: ninguém ganhou, mas todos perderam, inclusive os que se voltam para o ponto maior desta festa que o Senhor chama de festa profana.
Estejamos certos de que o carnaval dos nossos dias lembra ao Espírito Santo o dia do bezerro de ouro e a festa profana do banquete de Beltsazar. Como podemos admirar aquilo por cuja causa a mão de Deus está escrevendo na parede? Seremos nós, também, destinatários do MENE, MENE, TEQUEL, UF ARSIM? Não!
Em dezembro de 1993, eu estava orando a Deus sobre o retiro do próximo ano, nos dias de carnaval. Eu pedia a Ele uma escola onde pudéssemos nos retirar nos dias do carnaval. A escola onde ficávamos todos os anos havia sido cedida à outra igreja e estávamos com problema para achar Outro lugar. Todas as portas se fechavam para nós. Mas Deus estava trabalhando no turno da noite. Num domingo à tarde, quando eu orava sobre isso, o Espírito Santo me falou:
- Filho, o ciclo dos retiros em Sido acabou. De hoje em diante eu quero a minha igreja na praça pregando a minha Palavra nos dias da festa profana!
A voz do Senhor gerou um grande impacto em mim.
Eu disse a Ele:
- Senhor, eu estou sempre disposto a obedecer a tua Palavra Ma eu preciso que o Senhor confirme isto ao meu coração. pois a passo a dar é muito grande. Todos os anos a nossa igreja vibra com os retiros. No ano passado, levamos quatro ônibus cheios, fora os carros particulares. Senhor, eu vou falar sobre isso à igreja hoje à noite. Se eles, diante dessa mudança, derem um grande glória a Deus e aleluia, eu saberei que Tu estás nisto. Mas se eles não receberem bem esta palavra, eu saberei que o Senhor não está nisto.No culto à noite eu falei à igreja sobre a voz do Senhor e o novo rumo para os dias do carnaval. A igreja irrompeu com um forte glória a Deus e aleluia, confirmando que aquilo vinha de Deus mesmo.
Fui muito criticado por crentes, até por pastores. Fui chamado de irresponsável, de maluco, de inconseqüente, mas resolvi obedecer à voz de Deus.
Mas não tínhamos os equipamentos necessários para um trabalho de rua. Eu fui orar ao Senhor, e lhe disse:
- Senhor, nós não temos um palco para esse trabalho e não fica bem pedirmos um bico de energia em um botequim do centro de Campo Grande nesses dias. Além disso, eu não sei em que pomo precisamente nós deveremos trabalhar nos dias do carnaval. Aias sei que o Senhor nos mandou ir. Em Nome de Jesus, nos mostra os caminhos Eu orei assim num domingo à tarde em minha casa. E o Senhor me disse:
_ Você se lembra daquele palco que eu te mostrei em São Paulo, sete anos atrás? Pois chegou a hora de fazê-Ia. Manda os meus filhos tais e tais àquele fábrica /10 bairro da Penha. A fábrica vai fazer. Manda os meu outros servos, tais e tais, ao centro do Rio para comprar um gerador de energia que eu vou mostrar. E chama os meus outros filhos, tais e tais, e vai ao centro de Campo Grande, que eu 1'0U mostrar o lugar onde vocês vão trabalhar.
Naquela noite. eu cheguei na igreja e falei ao povo o que o Senhor me dissera. Reuni os irmãos no gabinete e Ihes deleguei as missões, conforme a palavra do Senhor. Na 2a. Feira, eles saíram em campo e. à tarde. já me trouxeram os relatórios: a firma faria a carreta rodoviária, o palco móvel, como a chamamos. Havia um gerador de 6 mil Watts em São Cristóvão por um preço razoável. No dia seguinte. terça-feira. nós saímos em campo e encomendamos o palco móvel. O gerador Yamaha, importado do Japão, foi o último que havia no Rio, segundo a própria Yamaha do Brasil. Os p:'óximos só chegariam ao Brasil em Abril. Compramos o gerador de energia. E Deus nos mostrou que trabalharíamos na Rodoviária de Campo Grande.
A bênção foi tremenda, Ficamos numa posição estratégica na rodoviária, entre o centro de Campo Grande, a estação de trens e o túnel e o Camelódromo, onde estava o baile oficial de carnaval do bairro. Deus nos colocou bem no meio, criando um bloqueio espiritual às forças do carnaval. Muita gente que vinha para o baile oficial, ficava no Projeto Cristo na Praça.
A grande realidade foi que o baile não durou meia hora. Não havia público, mas umas poucas pessoas ali. Os músicos da banda, contratada pela Riotur, guardaram os seus instrumentos e foram embora.
No ano seguinte, nos proibiram de montar o palco móvel na rodoviária. Mas Deus estava nisso. Ele nos levou para o centro, o marco zero de Campo Grande, bem no Calçadão, na praça do relógio. Agora, nós estávamos no marco zero da região e no seu centro comercial e financeiro para orar e emitir decretos espirituais sobre toda a Zona Oeste. Nós estamos ali, todos os anos, já por sete anos. As lutas têm sido grandes, mas o Senhor tem caminhado ao nosso lado. Ele é fiel!Ele nos deu o centro do maior bairro da Zona Oeste e um dos maiores do Rio por herança.
Ali nós evangelizamos, mas oramos em posição estratégica de guerra espiritual contra as forças de momo que trazem adultérios, prostituição, drogas, Aids, etc. Ali está a Igreja do Senhor Jesus declarando que Jesus é o Senhor de Campo Grande, da Zona Oeste, do Rio de Janeiro e do Brasil. E deus nos tem honrado sobremaneira, fazendo de nós uma igreja respeitada em toda a Zona Oeste do Rio.
Muitas são as histórias, os testemunhos que temos contar, mas nos falta espaço. Alcançamos dois homens que vinham com um caixão, isto mesmo, brincando de morte com um caixão de verdade. Um deles era desviado da casa de Deus e se recusou a continuar a carregar aquele caixão.

Ele o deixou com o outro momo e voltou para o Senhor.
Um outro homem saiu do túnel e veio na direção do nosso projeto, Ele pensou que era o primeiro grito de carnaval de Campo Grande e veio todo animado. Mas ao chegar perto, que surpresa, viu que era uma igreja fazendo evangelismo!ismo. O Seu impacto foi tremendo porque ele também era desviado da casa de Deus. Enquanto nós pregavamos a Palavra, ele, chorando, começou a tirar as roupas de mulher que usava como fantasia, os sapatos de saltos altos, e, com a roupa, tirava a maquiagem e a peruca. Ele foi א cesta de lixo da Comlurb e jogou ali todas aquelas coisas, ficando de bermuda, que estava usando por baixo da fantasia.
Há dois anos, nós estávamos ali, no carnaval, quando um grande bloco de carnaval, o chamado Bloco da Geriatria, descendo o Calçadão. Nós permanecemos ali, em posição de batalha espiritual confiantes no Senhor. O bloco passou por um canto. Nós pedimos que se deixassem um espaço para eles passarem. Mas nessa luta, Deus tinha um propósito. Havia varias pessoas que eram desviadas da casa de Deus no bloco. E o que aconteceu? Essas pessoas tomaram um tremendo impacto ao verem uma igreja ali, bem no meio do carnaval, cantando e falando a Palavra que eles tanto conheciam. Varios deles abandonaram o bloco e ficaram conosco, voltando para o Senhor.
Durante esses sete anos, nunca tivemos um incidente, Nossa crianças vão conosco e até trabalham distribuindo folhetos ali, A situação do mais completo domínio do povo de Deus naquele lugar. E a palavra que temos ouvido de muita gente י que nós estamos acabando com o carnaval de Campo Grande. Na verdade י o Senhor; nós somos apenas instrumentos seus.
Deus י fiel Ele tem confirmado a sua palavra a nós de um modo tremendo!
Nos dias em que o principado maligno de momo, como já vimos, vem lançar maldições sobre a nossa cidade. Nos dias em que as forças das trevas são liberadas para amaldiçoar a cidade. Nos dias em que os atabaques da feitiçaria param de tocar nos terreiros porque as entidades estão ocupadas no carnaval, a igreja do Senhor se retira, deixando a cidade entregue ao diabo. Não! ֹ hora de tomarmos uma posição de guerra espiritual. É hora de vivermos mesmo as palavras do hino "Os guerreiros se preparam". É a Igreja do Senhor Jesus que tem as chaves do Reino do céu, o Nome de Jesus e a Palavra do Testemunho, para dar ao mundo. Vamos usar estas chaves nesses dias de trevas.
Mas, graças a Deus, nossa igreja, com todas as suas igrejas-afiliadas, sai ao carnaval do mesmo modo que somos todo o ano: de modo santo, com os nossos louvores e a pregação da Palavra. Nada da fantasias, nada de imitação do mundo, nada de artifícios para "ganhar os outros". Entendemos que as pessoas estão querendo algo diferente do que têm no carnaval. Muitas vidas estão clamando por alguém que as ajude a enxergar a luz do evangelho,
A luta é pesada. Nós temos experimentado isto todos os anos, Há dois anos atrás, o Espírito Santo falou no meio da nossa igreja que eu, Pr, Oneias, corria risco de vida, podendo sofrer um atentado ali. Ele mandou que a igreja me fizesse cobertura de oração intercessória. E a ameaça de morte realmente estava lá na praça. Mas aqueles demônios estavam amarrados, impedidos de fazer o que queriam.
Um sonho do meu coração é ver, um dia, uma grande multidão de crentes ali, bem no centro de Campo Grande, milhares de filhos de Deus gritando aos quatro ventos da terra que Jesus Cristo é o Senhor. Mas espero o momento de Deus de unir muitas igrejas e pastores neste grande projeto. Mas sei que preciso fazer isso na real direção de Deus, pois a luta é tremenda e precisamos estar preparados para isso. Deus fará um caminho assim!
Sinceramente, eu estou certo de que a onda de violência crescente que assola todo o nosso pais, e particularmente a nossa cidade do Rio, só será vencida com o poder do evangelho. Não há político algum, por mais sincero e competente que seja, que freie essa inundação de drogas, de morte, de roubo que existe aí, diante de cada uma de nós. Mas eu creio que isto está nas mão de um povo: a Igreja do Senhor Jesus. Volto a dizer que é a Igreja do Senhor Jesus que tem as chaves do Reino do céu: o Nome de Jesus e a Palavra do Testemunho. Se dermos a Palavra de Deus, esse povo a conhecerá e será liberto.
Mas a Igreja do Senhor Jesus precisa despertar do sono do comodismo. Precisa mesmo! Precisamos usar as armas que temos. Precisamos vestir a armadura que Deus nos tem dado e lutar. Se a Igreja do Deus Vivo se levantar no poder e na glória que está sobre ela, nós viramos esta situação.
Todos os anos, no mês de janeiro, nós passamos todo o mês em jejum e oração, nos preparando para o Projetão no carnaval. Agora, num desses dias, duas irmãs nossas estavam no ponto, esperando o ônibus da nossa igreja para virem para o culto do Mês de Jejum e Oração, quando passou uma mulher de rua, endemoninhada, que disse: Vocês deviam voltar para casa! Vocês me impedindo de trabalhar! Sabe por que isso? Porque a oração feita por um justo pode muito em seus efeitos, diz a Palavra. Agora imagine a oração de um grande grupo de justos de Deus.
Satanás sabe muito bem que, se a Igreja orar e assumir a sua posição, ele vai recuar e os seus altares vão para o chão. Ele sabe muito bem disso!
Mas eu quero que você pense no que o Espírito Santo me falou ali, bem no meio do Projetão, num dos dias do carnaval: aquela multidão de almas pelas quais o Senhor Jesus deu a sua vida, quando está ali, brincando com coisas tão profundas e sérias, está cega. Eles não podem saber que, ao brincar de morte, estão abrindo portas para tragédias em si mesmas ou em suas famílias. Chefes de família, quando se vestem de mulher, nem imaginam que estão abrindo portas para homossexualismo até em seus filhos e netos. Alguma coisa tem que ser feita, e isto está em nossas mãos.
Por isso, se você quer entrar na luta, venha trabalhar conosco. Mas venha para ser um soldado valoroso neste exército vencedor. Nada de "show gospel", nada de ''fantasias evangélicas", nada disso. Mas o poder de Deus para um mundo que geme de dor. Vamos levar algo diferente a eles. Eles precisam de nova vida, que vem pelas boas-novas do Senhor Jesus Cristo. Aleluia!

Blogger Tricks

A paz do Senhor irmãos!

Sou Obreiro na Igreja Batista Renovada na Rua Nove, 11 -Cabo Frio - RJ - Brasil, cep 28.913-050, consagrado como pastor, e construi esta página como ferramenta para propagação do evangelho e meu ministério.

Estamos pregando o evangelho em outros lugares a fim de expandir o reino, e para isso necessitamos de ferramentas se você estiver disposto a doar entre em contato conosco.


e-mail.: mauro-sergio-gago@hotmail.com

tel.: (22) 2647-3597



Deus os Abençõe!