O Ministério de Jesus e a Missão do Crente

O
MINISTÉRIO DE JESUS
E A
MISSÃO DO CRENTE


Jesus disse:

(Lucas 4:18) - O Espírito do Senhor é sobre mim, Pois que me ungiu para evangelizar os pobres. Enviou-me a curar os quebrantados do coração, (Lucas 4:19) - A pregar liberdade aos cativos, E restauração da vista aos cegos, A pôr em liberdade os oprimidos, A anunciar o ano aceitável do SENHOR.

(Mateus 28:19) - Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; (Mateus 28:20) - Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.

(Marcos 16:15) - E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.(Marcos 16:16) - Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.


(Marcos 16:17) - E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas;(Marcos 16:18) - Pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e os curarão.



O
 MINISTÉRIO DE JESUS
E A
MISSÃO DO CRENTE


I N T R O D U Ç Ã O

    É muito fascinante e prático quando nos referirmos ao ministério de Jesus aqui na terra e ao mesmo tempo é difícil de entender que hoje os cristãos em sua maioria não conseguem realizar algo parecido que Cristo realizou; pois a palavra é clara:


(JO 14:12) – “ Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas, porque eu vou para meu Pai. “
   

Jesus foi para o Pai e nos incumbiu para uma única missão que é seguí-lo em modelo de vida e ministério. Além de Cristo ser filho de Deus também era homem em carne sujeito as mesmas tentações do que nós, e tinha que ter uma vida regular com intimidade com o Senhor.


Por que o Ministério de Jesus era um sucesso?


Como Jesus tinha tal  comunhão com o Pai?


O  que precisamos fazer para continuar o que Ele fez?

1º ) JESUS JEJUOU EM SEU MINISTÉRIO

(Mateus 4:2)- E, tendo jejuado quarenta dias e quarenta noites, depois teve fome;

O quê é Jejum?
Prática de não se alimentar por certo tempo (1Rs 21.9). Como prática religiosa, é voluntário, exige pureza de vida (Is 58.3-7) e exclui a exibição (Mt 6.16-18). Em ocasiões especiais a igreja, seguindo o costume judaico, era convocada para jejuar (At 13.2-3; 14.23).


Nós podemos perceber que antes de Jesus começar o seu ministério foi levado para o deserto durante 40 dias (número que designa a provação do crente)  para ser tentado pelo diabo e ali no final dos quarenta dias teve fome, ou seja, levou  esse tempo todo sem comer para ter primazia sobre suas vontades carnais para que estas não prevalecessem sobre as vontades espirituais:

(Mateus 4:1) – “ENTÃO foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo. (Mateus 4:2) - E, tendo Jejuado quarenta dias e quarenta noites, depois teve fome;”

Satanás tentou fazer que Jesus fracassasse em sua missão, só quando Deus tem um filho que vive em sua comunhão, sujeitando-O, o diabo não consegue derruba-lo porque o poder de Deus é maior em sua vida, na bíblia diz:

(Tiago 4:7)- Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.

O que vem a ser “Sujeitar”?
Um dos sinônimos de sujeitar é Subjugar, que nada mais é que Impressionar intimamente; influir profundamente; Conter-se, refrear-se, reprimir-se.


Quando Jesus foi levado pelo Espírito ao deserto sendo também homem se dispiu de toda vontade carnal através do jejum, deixou de comer ou seja, aquilo que a carne ou seu organismo carnal pedia que seu corpo se alimentasse, contudo resistiu esta vontade e achou graça e poder aos olhos do Pai através da sua submissão a vontade espiritual. Isso fez parte de um processo que mais a frente resultaria no sucesso do seu ministério aqui na terra começando pela resistência que Ele teve ao ser tentado pelo diabo e mais afrente no Getsêmani suportando toda aquela pressão pois sabia que era chegada a hora de morrer, mais a submissão do mestre levou-o a ser glorificado ao lado do Pai.
Concluimos essa parte com uma idéia que o jejum é ligado a obediência ao Espírito de Deus e negação total das vontades da carne.

2º) JESUS OROU EM SEU MINISTÉRIO
Outro ponto extremamente importante na vida de Jesus que Ele tinha um livre acesso com Deus por que quando não estava ensinando, curando Ele estava em algum local isolado mantendo a comunhão com o Pai por meio de oração.
(Lucas 5:16)-     Ele, porém, retirava-se para os desertos, e ali orava.
(Lucas 6:12)-     E aconteceu que naqueles dias subiu ao monte a orar, e passou a noite em oração a Deus.
    Muitos crentes querem poder do alto mas não busca, e só tem um meio de buscar poder que é a oração a Deus. O ministério de Jesus era um sucesso porque Ele vivia orando. Muitos crentes querem fazer a obra de Deus sem orar por algum objetivo ou finalidade e acaba se frustrando em suas campanhas. O reino de Deus é constituído de PALAVRA e PODER, e somente alcançamos poder por meio da oração que nada mais é que a pronunciação de nossas palavras.
    Existem crentes que falam que é só crer que as coisas acontecem. Essa idéia esta errada por que o CRER E ORAR é um conjunto como o fio e a tomada, o fio é a oração e a tomada é a fé, se não Jesus não precisaria se ausentar para orar e outros como Ana, rei Ezequias, Davi, Daniel etc...
Percebemos que em nossos dias poucos crentes oram com intenção de obter mais comunhão com Deus e muitos oram com intenção de alcançar favor de Deus a respeito de alguma dificuldade na vida.  A bíblia é o manual diário do crente e a oração é melhor meio de comunicação com o Pai para colocarmos em prática ou transformar em realidade aquilo que aprendemos no manual.
Jesus também advertiu seus discípulos que deviam sempre estarem orando para que eles não caíssem em tentação.
(Lucas 22:40)- E quando chegou àquele lugar, disse-lhes: Orai, para que não entreis em tentação.
Jesus prova mais uma vez que a oração é a vitamina diária para o crente se manter espiritualmente e não cair na tentação do diabo, ou seja, se não orarmos nosso organismo espiritual fica fraco.
O apóstolo Paulo advertiu ao irmãos da igreja de tessalônica que orasse sem parar;
(I Tessalonicenses 5:17)-     Orai sem cessar.
Muitos crentes só vêem a igreja como o único lugar para orar pois reclamam que não existe tempo para conversar com Deus. Eu afirmo que não só na igreja mas em todo lugar que elevarmos a nossa mente até o trono da graça independente de estado pessoal ou tempo de oração, é suficiente para manter a comunhão com o Senhor e fortalecermos espiritualmente.
Oremos irmãos para que Deus possa nos usar para que seu nome seja glorificado por meio de milagres, pois se buscamos poder temos quer orar e muito, porque muita oração é igual muito poder, pouca oração pouco poder.
Muitos neófitos (novos-convertidos) alegam que não sabem orar, mas amados, orar é conversar com Deus por que Ele também é uma Pessoa e se você acha que não está sabendo orar quero te dizer que o Espírito Santo intercede por nós com gemidos inexprimíveis. Ore da maneira que seu coração propor e o Espírito Santo nos ajudará.

(RM 8:26) - E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis.

3º) JESUS ENSINOU EM SEU MINISTÉRIO

    Jesus em seu ministério além de jejuar, orar, Ele ensinava nas sinagogas e templos (lugar onde os judeus professavam suas religiões, ou seja , na igreja), e ensinava com autoridade.

(Lucas 4:32)-     E admiravam a sua doutrina porque a sua palavra era com autoridade.

* Jesus ensinava nos templos e sinagogas

(Lucas 4:15) - E ensinava nas suas sinagogas, e por todos era louvado.
(LC 21:37) -  E de dia ensinava no templo, e à noite, saindo, ficava no monte chamado das Oliveiras.

* Jesus ensinava aos discípulos;

(MT 5:2) -  E, abrindo a sua boca, os ensinava, dizendo:

MC 1:21) -  Entraram em Cafarnaum e, logo no sábado, indo ele à sinagoga, ali ensinava.
(MC 9:31) -  Porque ensinava os seus discípulos, e lhes dizia: O Filho do homem será entregue nas mãos dos homens, e matá-lo-ão; e, morto ele, ressuscitará ao terceiro dia.

 (Lucas 11:1) - E ACONTECEU que, estando ele a orar num certo lugar, quando acabou, lhe disse um dos seus discípulos: Senhor, ensina-nos a orar, como também João ensinou aos seus discípulos.

 * Jesus ensinava  ao povo;

(MC 2:13) -  E tornou a sair para o mar, e toda a multidão ia ter com ele, e ele os ensinava.

    O homem que tem um chamado de Deus para liderança, tem que buscar conhecimento para ensinar aos seus liderados, ou seja, aos seus discípulos, porque o ensinamento dá uma estrutura intelectual e cultural para consolidação da fé dos seus discípulos. O líder que não procura ensinar suas ovelhas, sua igreja se transforma num trem onde as pessoas somente entram   para chegar em algum lugar e não permanecem. Por isso Jesus chamou os doze, e à estes ensinou e esse ensinamento produziu frutos de consolidação e multiplicação elevando-se de 12 para 70 discípulos, e dos setenta muitos espalhados por todo o mundo. Não esqueçamos quanto a ordem e missão que Jesus deixou para os seus discípulos:

(Mateus 28:19) - Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; (Mateus 28:20) - Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.

Jesus ensinou  para os outros ensinarem, ou seja, ensinar para ensinar. O ensinamento consolida toda uma cultura, seja essa moral ou religiosa, levando através de gerações a morte e a vida, a benção e a maldição.

(DT 6:7) -  E as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te.

Percebemos que no versículo acima conclui a idéia que Deus se preocupa com o ensinamento dos Seus princípios e mandamentos do povo de Israel para com seus descendentes afim de ao longo dos séculos ninguém esquecesse do Senhor teu Deus, ordenanças e promessas.

  4º) JESUS CUROU EM SEU MINISTÉRIO
Irmãos, quantas pessoas Jesus curou, quantas pessoas os seus discípulos empuseram as mãos em nome Dele e foram curadas, quantas pessoas hoje estão doentes e muito poucos curam em nome de Jesus? Essa é uma situação bastante delicada que a igreja vive hoje. Muitas igrejas estão sobre o julgo da frieza e incredulidade fazendo que os milagres não aconteçam, e por serem assim poucos irmãos buscam o dom da cura. Como assim buscar o Dom da cura? Nós crentes cheios do Espírito podemos buscar com zelo os melhores dons, o apóstolo Paulo disse:

(I Corintios 12:31) - Portanto, procurai com zelo os melhores dons; e eu vos mostrarei um caminho mais excelente.

O que vem a ser procurar?
procurar
v. 1. Tr. dir. Fazer diligência por achar; buscar. 2. Tr. dir. Esforçar-se por alcançar ou conseguir. 3. Tr. dir. Diligenciar, esforçar-se por, tratar de. 4. Tr. dir. Analisar, examinar, indagar, investigar. 5. Tr. dir. Pretender, pedir, solicitar, requerer. 6. Tr.dir. Tentar. 7. Tr. dir. Dirigir-se a alguém para tratar de algum assunto. 8. Tr. dir. Esforçar-se por. 9. Intr. Advogar causa.

O que vem a ser Zelo?
Dedicação ardente; desvelo, cuidado, diligência. S. m. pl. Ciúmes.

    Amados, sabendo que nós podemos buscar e receber do Senhor o Dom da cura, que busquemos pois o Senhor quer operar milagres e maravilhas com nossas vidas para que a missão que Ele nos incumbiu seja perfeita e semelhante ao ministério Dele.
    Existem muitas doenças que tem princípios malignos e as vezes na imposição de mãos para oração contra esta doença se manifesta um espírito malígno, então consequentemente uma coisa acompanha outra, ou seja, cura e expulsão de demônios. Jesus é um exemplo claro em:

(Lucas 6:17) - E, descendo com eles, parou num lugar plano, e também um grande número de seus discípulos, e grande multidão de povo de toda a Judéia, e de Jerusalém, e da costa marítima de Tiro e de Sidom; os quais tinham vindo para o ouvir, e serem curados das suas enfermidades, (Lucas 6:18) - Como também os atormentados dos espíritos imundos; e eram curados.

(Lucas 8:2) - E algumas mulheres que haviam sido curadas de espíritos malignos e de enfermidades: Maria, chamada Madalena, da qual saíram sete demônios;

(Lucas 11:14) - E estava ele expulsando um demônio, o qual era mudo. E aconteceu que, saindo o demônio, o mudo falou; e maravilhou-se a multidão.

(Lucas 13:11) - E eis que estava ali uma mulher que tinha um espírito de enfermidade, havia já dezoito anos; e andava curvada, e não podia de modo algum endireitar-se. (Lucas 13:12) - E, vendo-a Jesus, chamou-a a si, e disse-lhe: Mulher, estás livre da tua enfermidade. (Lucas 13:13) - E pôs as mãos sobre ela, e logo se endireitou, e glorificava a Deus. (Lucas 13:14) - E, tomando a palavra o príncipe da sinagoga, indignado porque Jesus curava no sábado, disse à multidão: Seis dias há em que é mister trabalhar; nestes, pois, vinde para serdes curados, e não no dia de sábado. (Lucas 13:15) - Respondeu-lhe, porém, o Senhor, e disse: Hipócrita, no sábado não desprende da manjedoura cada um de vós o seu boi, ou jumento, e não o leva a beber? (Lucas 13:16) - E não convinha soltar desta prisão, no dia de sábado, esta filha de Abraão, a qual há dezoito anos Satanás tinha presa?

    No entanto eu afirmo amados irmãos, que toda doença de origem natural tem princípio espiritual.

    O mundo está doente carnalmente, espiritualmente e emocionalmente. Deus precisa de você para glorificar o nome Dele no seu bairro, cidade, estado e país. Busquemos em oração com zelo o Dom da cura pois Deus pode se agradar da sua oração você amanhecer impondo as mãos nas pessoas e Deus começar a ministrar a cura com sua vida.

5º) JESUS ANUNCIOU EM SEU MINISTÉRIO

(LC 8:1) -  E ACONTECEU, depois disto, que andava de cidade em cidade, e de aldeia em aldeia, pregando e anunciando o evangelho do reino de Deus; e os doze iam com ele,

O que vem a ser anunciar?
1. fazer conhecer. 2. Tr. dir. Predizer. . Tr. dir. Servir de sinal; manifestar. Declarar, Pregar, proclamar.

    Nós sabemos bem que além de Jesus curar e ensinar Ele também percorria cidades e aldeias anunciando o evangelho do reino de Deus e o dia do Juízo de Deus. Porque não era necessário fazer milagres e cada um que Ele tinha operado virasse as costas e continuasse a viver no mesmo estado de vida pecadora. Jesus queria curar, ensinar e enviar discípulos para também anunciar o dia do Senhor para aqueles que ainda não tinha ouvido. Se a pessoa não ouve o Juízo do Senhor logicamente a consciência dela não à condena, por que ela não sabe, portanto está livre de compromisso, mas se ela houve o anuncio das boas novas e do dia do Senhor, esta tem compromisso de se arrepender e junto com Jesus também avisar as pessoas que não sabe que um dia o Senhor irá voltar para apanhar os seus e reger e julgar o mundo com o cetro de ferro jogando os rebeldes no lago de fogo com o diabo e os seus anjos maus.

(AP 20:10) -  E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde está a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre.

 (AP 20:15) -  E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo.

Amados, que o nosso nome já esteja escrito no livro da vida por que Jesus não deseja que ninguém se perca, Ele não tem prazer na queda do homem. Portanto se estiver em falta com Deus confesse ao seu advogado Jesus o Justo para te defender das acusações do diabo contra você.

(I João 1:9) - Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça.
(I João 2:1) - MEUS filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo.

Existe algo muito importante que o crente esquece muitas vezes que é a ordem que Jesus impôs para todos os discípulos de cumprir o IDE, ou seja, também anunciar e pregar as boas novas da salvação e o dia da vingança de Deus, pois isso é uma ordem por que se percebermos o verbo “IDE” está no imperativo que significa uma ordem imposta. Se nós discípulos de Cristo não ajudar anunciar sua palavra somos considerados desobedientes, e sabe o que acontece com os desobedientes?

(Tito 1:15)-     Todas as coisas são puras para os puros, mas nada é puro para os contaminados e infiéis; antes o seu entendimento e consciência estão contaminados.  (TT 1:16) -  Confessam que conhecem a Deus, mas negam-no com as obras, sendo abomináveis, e desobedientes, e reprovados para toda a boa obra.

(I Pedro 4:16) - Mas, se padece como cristão, não se envergonhe, antes glorifique a Deus nesta parte. (1PE 4:17) -  Porque já é tempo que comece o julgamento pela casa de Deus; e, se primeiro começa por nós, qual será o fim daqueles que são desobedientes ao evangelho de Deus?

Não esperemos por alguém para começar a fazer isso pois Jesus tem pressa pois olha a palavra Dele quando um jovem quis “sepultar” seu ente-querido:

(LC 9:60) -  Mas Jesus lhe observou: Deixa aos mortos o enterrar os seus mortos; porém tu vai e anuncia o reino de Deus.

Jesus mandou o jovem dar prioridade ao anuncio do reino de Deus. Portanto não esperemos e vamos avante.

Veja o que o apóstolo Paulo diz:
(1CO 9:16) -  Porque, se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, pois me é imposta essa obrigação; e ai de mim, se não anunciar o evangelho!

Portanto amados anunciemos e não sejamos desobedientes a palavra de Deus para que dentro da igreja não sejamos condenados por Ele.


C O N C L U S Ã O

Irmãos, desejo muito que todos nós cumpramos essa missão árdua que Cristo nos deixou como modelo que é o seu ministério aqui na terra. Prossigamos para que continue este ministério latente em nossas vidas, Ele mesmo deixou claro que essa obra não é fácil pois Ele Declarou:

(JO 16:33) - Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.

Se Jesus também como homem venceu o mundo e suas concupiscências nós também venceremos pela palavra da fé. Que Deus vos Abençoe, amém!

Blogger Tricks

A paz do Senhor irmãos!

Sou Obreiro na Igreja Batista Renovada na Rua Nove, 11 -Cabo Frio - RJ - Brasil, cep 28.913-050, consagrado como pastor, e construi esta página como ferramenta para propagação do evangelho e meu ministério.

Estamos pregando o evangelho em outros lugares a fim de expandir o reino, e para isso necessitamos de ferramentas se você estiver disposto a doar entre em contato conosco.


e-mail.: mauro-sergio-gago@hotmail.com

tel.: (22) 2647-3597



Deus os Abençõe!