Isaque, herdeiro de poços

“E havia fome na terra, além da primeira fome, que foi nos dias de Abraão: por isso, foi-se Isaque a Abimeleque rei dos filisteus, em Gerar” (Gênesis 26).

I - ISAQUE FOI A GERAR

Este capítulo de Gênesis fala da ida de Isaque até Gerar porque havia fome na terra (Gen. 26:1). Gerar era uma terra em que habitavam os filisteus e o seu rei era Abimeleque. É interessante como Isaque passa pelas mesmas dificuldades (as mesmas experiências) que seu pai passara:

- Esterilidade de Sara; esterilidade de Rebeca.

- Ida de Abraão a Gerar (Gen. 20:1); ida de Isaque a Gerar.

- Abraão havia transmitido (passado) a Isaque as suas experiências. Isaque na sua formação adquiriu os conhecimentos do pai. Ele já conhecia a “rota dos patriarcas”. Assim Isaque foi a Gerar.

II - ISAQUE SEMEIA EM GERAR

“E semeou Isaque naquela mesma terra, e colheu naquele mesmo ano, cem medidas, porque o Senhor o abençoava”.

E semeou Isaque naquela mesma terra e colheu naquele mesmo ano, cem medidas (o cêntuplo), cem vezes mais o que se plantou e se tornou muito grande. Ele tinha possessão de ovelhas, de vacas e muita gente a seu serviço; de maneira que os filisteus o invejavam. Por inveja e medo de Isaque, Abimeleque manda entulhar, encher a terra, os poços que foram cavados nos dias de Abraão. E disse Abimeleque a Isaque: aparta-te de nós, porque muito mais poderoso te tens feito a nós.

III - ISAQUE CAVA NOVOS POÇOS

“Então Isaque foi-se dali e dez o seu assento no vale de Gerar, e habitou lá. E tornou Isaque, e cavou os poços de água que cavaram nos dias de Abraão seu pai, e que os filhos taparam depois da morte de Abraão...”

ISAQUE - TIPO DE JESUS.

Como Isaque, assim também o Senhor Jesus lá na eternidade sabia o que esperava aqui. Ele sabia o que iria passar. O caminho a percorrer. Ele tinha consciência do amor do Pai pelo homem e pôs em prática tudo o que ouvira vindo ao mundo, que tem Fome de um Deus vivo. Aqui o Senhor Deus confirmou o seu ministério dizendo: “Tu és meu filho amado, hoje te gerei”. O ministério do Senhor Jesus prosperou e o Senhor tem dado ao homem paz, segurança, prosperidade. Tem nos dado cem vezes mais aqui e a vida eterna.

“CEM VEZES MAIS”

IV - OPOSIÇÃO DO ADVERSÁRIO À PROSPERIDADE DA OBRA

O adversário tem inveja dessa prosperidade da Obra do Senhor. Toda essa adoração ele queria para ele. Assim, o Senhor Jesus ao vir aqui foi humilhado, teve que descer ao vale de Gerar: sofreu ofensas, injúrias, calúnias. Sendo herdeiro de todas as coisas, sendo Filho de Deus, tendo poder sobre tudo, foi oprimido, mas não abriu a sua boca, como cordeiro foi levado ao matadouro e como ovelha muda perante os seus tosquiadores, não abriu a sua boca. Era desprezado, o mais indigno entre os homens:



“verdadeiramente tomou sobre si as nossas dores, foi ferido pelas nossas iniquidades transgressões, o castigo que nos traz a paz estava sobre ele e pelas suas pisaduras fomos sarados” (Isaías 53).


V - COMO ISAQUE , JESUS TAMBÉM É O HERDEIRO DE TUDO.

ISAQUE = JESUS

Há um paralelo na vida de Isaque e seu trabalho, em dar água a seu rebanho, de limpar todo o poço, tirando o entulho para que a água pudesse jorrar com vida.

O ministério do Senhor Jesus, na sua primeira vinda os poços estavam entulhados. O que ele tem feito em nossas vidas nesses últimos dias que antecedem o arrebatamento da igreja. Jesus veio para dar vida e vida em abundância, veio para trazer salvação ao homem, paz, cura interior (Is. 35:4-7). Ele virá e vos salvará, os olhos dos cegos serão abertos, os ouvidos dos surdos se abrirão; os coxos saltarão, o mundo cantará porque as águas arrebentarão no deserto e rios no ermo. Senhor revela a Isaías o estado do homem: seco, árido, sem vida; e dá a Isaías a promessa de livramento. Assim, ele profetiza sobre águas que curam, que libertam, águas que saram. Jesus é a fonte e a água viva.

VI - ABRAÃO (O PAI) CAVOU O POÇO.

Abraão (o Senhor Deus) cava o poço para brotarem águas vivas, mas Abimeleque o entulhará. O homem saiu do Éden pelo seu pecado, pelo entulho colocado em seu coração; mas Jesus veio para limpar os poços, as fontes, para tirar a angústia, a dor e a tristeza do coração do homem. Veio para colocar água viva; os frutos do Espírito Santo: Paz, amor alegria, bondade (Gál. 5).

Como no passado os pastores de Abimeleque de Gerar, porfiaram com os pastores de Isaque dizendo: “Esta água é nossa”, o inimigo tira a nossa bênção e coloca em nosso corações aquilo que lhe é próprio: As obras da carne. Entulham os poços.

VII - OS PASTORES DE ABIMELEQUE (DE GERAR)

Seu trabalho

LUTAM CONTRA A OBRA

Há uma luta muito grande entre a carne e o espírito. A palavra fala que a carne cobiça contra o espírito e o espírito contra a carne. (Gál. 5).



VII.I - (Contenda) Na primeira investida de Abimeleque, eles porfiaram, contenderam e se chamou aquele poço Eseque (contenda).

VII.II - (INIMIZADE) A segunda investida porfiaram de novo e chamaram aquele lugar de Sitna (inimizade). A palavra nos aponta em Gálatas 5 porfia, contenda, inimizade como obras da carne. Isso é o que o adversário tem operado no mundo e querido colocar em nossas vidas. Às vezes ficamos abatidos com as investidas do adversário e nos entristecemos e pensamos que não vamos resistir. Que o Senhor se esqueceu de nós, nos abandonou. É a hora que Deus prova a nossa fiel perseverança (temperança, paciência), para que tenhamos experiências e vitórias nele. A palavra do Senhor nos diz:

“Andai em Espírito e não cumprireis as concupiscências da carne” (vontade da carne).

VIII - REOBOK = CRESCIMENTO = VITÓRIA

O resultado dessa luta (na perseverança) está no verso 22 quando o Senhor dá a vitória a Isaque. Porque não porfiaram mais sobre o poço que se chamou Reobok (alargamento). Porque agora nos alarga o Senhor: crescemos nessa terra.

VIII.I - ABUNDÂNCIA - ALARGAMENTO - Vers. 23 e 25

O Senhor tem nos dado, abundância de água, tem derramado do seu Santo Espírito sem medida sobre nós. Versículo 23 e 25 - A palavra nos fala da posição do servo no Espírito em qualquer lugar que está.

IX - ENTREGA - POSSE DA TERRA

1) Um altar edificado: nós somos templos do Espírito Santo. Deixar o Espírito Santo morar em nossas vidas e nos conduzir e termos um altar edificado: é estarmos na posição de adoração ao Senhor.

2) Armou ali a sua tenda (comunhão): Fala da temporalidade do homem aqui na terra. Nós temos que ter consciência, certeza que o nosso lugar não é aqui. Não nos apegarmos às coisas deste mundo, aguardando a volta do Senhor Jesus. (Vida Eterna - Viver eternidade a cada dia).

3) Vida - Água - Busca da Revelação

E cavaram ali um poço: Nós temos que a cada dia buscar novas experiências com o Senhor, estarmos sempre junto à fonte, buscando águas novas.

Andar em Espírito é: Termos edificado um altar em nossa vidas, termos certeza de salvação (viver a eternidade, revelação), é estarmos sempre junto à fonte.

Blogger Tricks

A paz do Senhor irmãos!

Sou Obreiro na Igreja Batista Renovada na Rua Nove, 11 -Cabo Frio - RJ - Brasil, cep 28.913-050, consagrado como pastor, e construi esta página como ferramenta para propagação do evangelho e meu ministério.

Estamos pregando o evangelho em outros lugares a fim de expandir o reino, e para isso necessitamos de ferramentas se você estiver disposto a doar entre em contato conosco.


e-mail.: mauro-sergio-gago@hotmail.com

tel.: (22) 2647-3597



Deus os Abençõe!