Batalha Espiritual

Do mesmo modo que Adão e Eva foram expulsos do paraíso por desobediência, ouvindo a serpente, anjos foram separados de Deus. Foi quando o mal surgiu.
Deus não criou o Diabo: um anjo criado por ele é que se fez demônio. Era o mais belo de todos e também o mais amado por Deus. Seu nome era Lúcifer ("portador da luz"). Extremamente orgulhoso de sua beleza , queria se igualar a Deus e persuadir os outros anjos a tratarem-no como tal. Numerosos anjos o seguiram e foram parar junto com ele, nas trevas, indo reinar no Inferno.

Seus poderes são reais: souberam tentar tanto Adão e Eva como Cristo. São provocadores de calamidades e heresias, responsáveis pelas diversas enfermidades físicas e morais que tanto afligem os homens.
"Há três tipos de demônios. Aqueles que procuram infernizar a própria pessoa, induzindo-a a pensamentos ou atos espúrios, ações degradantes, visões apavorantes. Há demônios que fazem com que o possuído irradie mal a pessoas, animais ou objetos que estão em seu campo de ação e, por fim, existem demônios que impelem à ambição, avareza, egoísmo, vaidade, fazendo com que o indivíduo tenha como propósito dominar e explorar seus semelhantes".




BATALHA ESPIRITUAL

OBJETIVOS:
Mostrar que existe uma Batalha sendo travada no mundo espiritual.
Ensinar sobre o “Exército do mal”, como ele trabalha e como vencê-lo.
Diferenciar possessão de opressão.

INTRODUÇÃO
Dos vários assuntos que temos estudado este deve ser o que mais afeta o crente no seu dia a dia. O assunto “Batalha Espiritual” é de grande importância e não é por desconhecer o assunto que você ficará imune as investidas do mundo espiritual. Saiba, portanto, o que é, como identificar,  enfrentar e ainda quais as conseqüências de uma Batalha Espiritual.
O TERMO “Batalha Espiritual” é bem aplicado pois estamos numa grande guerra e a cada dia enfrentamos batalhas em nossa vida. As batalhas ocorrem na proporção direta da intensidade do seu relacionamento com Deus. Isso não é coincidência pois o objetivo do inimigo é fazer com que você desista de se aproximar de Deus e de fazer Sua vontade.
Podemos afirmar que no mundo espiritual existem dois exércitos que lutam entre si por dois  objetivos: contra VOCÊ e para impedir a sua “bênção espiritual” (Ef 1:3).
Usamos termos militares e chamamos de “exércitos” porque ambos possuem hierarquia, seus “soldados” obedecem ordens superiores, possuem táticas e estratégias para defesa e ataque. Nessa guerra nós não estamos como espectadores, somos participantes e também possuímos armas que influenciam no resultado das batalhas. Aprenderemos um pouco sobre o nosso inimigo.

O EXÉRCITO DO MAL
Liderados por Lúcifer, este exército é formado pelos anjos que caíram na rebelião que houve no céu. O então Querubim Lúcifer era a criatura mais bela e sábia dentre todas e gozava de privilégios e da proximidade do Criador até que resolveu ocupar o lugar do próprio Deus. Seu orgulho e inveja tiveram como conseqüência um castigo, que foi ser arrojado a terra,  juntamente com 1/3 dos anjos do céu que o seguiram nessa rebelião. Em Ap. 8:10-13 e 12:4, fala-se, em sentido figurado, desses anjos que caíram em terra
É um erro acreditar que os espíritos malignos foram criados por Lúcifer. Eles eram anjos, criados por Deus, o único que tem o poder de criar. Deus não os criou demônios, criou-os como  anjos, seres que eram perfeitos, e por isso não podem ser redimidos pelo sacrifício de Jesus.

A HIERARQUIA DESSE EXÉRCITO
A Bíblia nos fala acerca do comandante desse exército: Lúcifer. Antes da queda era chamado de “querubim ungido”, “sinete da perfeição” (Ez 28:11-19) e “estrela da manhã” (Is 14:12-17). Após ser lançado em terra tornou-se objeto de espanto  (Is 14:16 e 19 / Ez 28:18-19), assim como todos que o seguem.
Paulo nos fala em Ef. 1: 21 e Ef. 6:12 que existe uma hierarquia e nos revelando quatro classes de espíritos malignos: Principados, Potestades, Forças Espirituais do Mal e Dominadores.

Principados – São príncipes, líderes desse exército, ligados diretamente a Lúcifer. Recebem as ordens dele e as transmite aos seus subordinados. Os principados atuam nas Regiões Celestiais e dominam sobre áreas geográficas combatendo os líderes da Igreja, tentando impedir o desenvolvimento do Reino de Deus e oprimindo os habitantes dessas regiões (Dn 10). Apesar de não serem mais anjos (ou Arcanjos), conservam parte do poder original e exercem autoridade sobre os outros anjos caídos.

Potestades – São também autoridades no exército de satanás. Agem segundo ordem dos Principados e sua principal tarefa é causar confusão, discórdia e divisão na Igreja. Os alvos principais de seus ataques são os líderes da Igreja (Pastores, Presbíteros, diáconos e líderes em geral). A humildade, o quebrantamento e a unidade da Igreja, não dando lugar a discórdias, fofocas e inimizades, são armas que dificultam a ação das potestades no meio da Igreja.

Poderes ou Forças Espirituais do Mal – Atuam nas Regiões Celestes com reflexos na terra. Esses espíritos malignos tentam anular a oração da Igreja, levando muitos a desistirem de seus objetivos. Também atacam os não crentes levando-os ao desespero, roubando a esperança e colocando inquietação e medo em seus corações. O objetivo de seus ataques é impedir e enfraquecer a oração da Igreja e deixar os homens vulneráveis, tornando-os presas fáceis para o ataque dos “dominadores”. Atitudes práticas como dedicação a leitura da Bíblia e perseverança na oração, aliando a isso rejeitar músicas, filmes e ambientes malignos cooperam para nossa vitória contra as forças espirituais do mal. São esses espíritos malignos que causam a OPRESSÃO.

Dominadores – Esses são os demônios que atuam diretamente na terra para executar as ordens, segundo os interesses do diabo. Procuram “roubar, matar e destruir” (Jo10:10) tirando a paz, a auto-estima e a saúde, visando a destruição total (morte) do homem. São eles que dominam os homens levando-os aos vícios (drogas, álcool, fumo), homossexualismo, prostituição, adultério, etc... Eles entram na vida dos homens por brechas não tapadas como: desestruturação familiar, falhas de caráter (egoísmo, inveja, usura), medo e pecados não confessados entre outras. Esses espíritos malignos são os responsáveis pela  POSSESSÃO.

Além desses existem ainda, segundo o Apóstolo Pedro (II Pe 2:4) e Judas (Jd 1:6), anjos que não atuam sobre a terra pois estão sob prisão, aguardando julgamento de condenação eterna.

FORMAS DE ATUAÇÃO DESTE EXÉRCITO

Podemos resumir em duas formas de atuação deste exército em relação ao homem: 
POSSESSÃO DEMONIACA

Tendo em vista que os demônios são seres espirituais e para se manifestarem no mundo físico precisam de um corpo, os espíritos malignos se valem de homens (podem também usar animais) para isso. Pessoas possessas são as que permitem que suas mentes sejam dominadas por estes seres espirituais e perdem o controle de seus corpos. O endemoninhado tem dentro de si outro ser. É bom lembrar que a prática do pecado é a forma mais comum desses demônios terem acesso a estas pessoas. Vale ressaltar também que o crente, aquele que verdadeiramente tem o Espírito Santo em sua vida, não fica possesso.

SINAIS DE POSSESSÃO – São sinais que caracterizam uma pessoa possessa:
Nervosismo, dor de cabeça, insônia, medo, desmaios freqüentes, desejo de suicídio, doenças desconhecidas, visões, audição de vozes, vícios, depressão, força sobre-humana, acessos de raiva, resistência a Palavra de Deus, conhecimento ou adivinhação do passado, ficar mudo ou com voz diferente, incapacidade de confessar a Jesus Cristo com o “Filho de Deus que veio em carne” e outros.
Vale lembrar que pode haver manifestação de um ou mais sinais ao mesmo tempo e que pode ser um demônio ou uma legião. Muitas vezes pelo sinal apresentado sabe-se a espécie de demônio que está incorporado na pessoa e sua área de atuação.

CAUSAS DA POSSESSÃO – São as causas mais freqüentes de possessão:
Ler literatura ou freqüentar locais onde os espíritos atuam com liberdade, fazer pactos ou consagrar pessoas, lugares ou objetos à entidades espirituais, freqüentar “rezadeiras” ou “curandeiros”, prazeres ligados ao sexo ilícito, envolvimento com drogas, comer coisas sacrificadas a ídolos, usar objetos consagrados a ídolos, ser alvo de trabalhos de macumba (para os que não tem o Espírito Santo) e, principalmente, não estar sob o senhorio de Jesus Cristo.

OPRESSÃO

Atuação de demônios sobre a vida das pessoas, assediando-as de forma externa, com sugestões, tentações e ainda com problemas físicos de origem maligna.

SINTOMAS DE OPRESSÃO – Os sintomas mais freqüentes de uma pessoa que está sendo oprimida são:
Mania de perseguição, perda de auto-estima, desânimo para a vida (depressão), abrasamento sexual doentio, medo doentio e irracional, ódio e ressentimento, dores de cabeça e outros incômodos nos momentos de leitura da Bíblia e de oração, impaciência durante os cultos e desejo de isolamento dos irmãos da Igreja.

*** Cuidado nem todos os sintomas citados são exclusivos da opressão, podem haver causas orgânicas que precisam ser tratadas.

***O desejo de suicídio é uma forma de duvidar da providência de Deus em mudar os fatos e no perdão de Deus em relação aos nossos erros.

CAUSAS DE OPRESSÃO – São as causas mais freqüentes de assédio dos espíritos malignos:
Prática de pecados, pecados ocultos não confessados, ressentimentos, ira, inveja ou amargura guardados, abandono de uma vida de oração, deixar de lado a leitura da Bíblia, sair do convívio dos irmãos da Igreja e dúvidas em relação à Deus e Seu poder (falta de fé).

NOSSO EXÉRCITO E NOSSAS ARMAS
No momento certo, sob ordens de Deus, anjos (espíritos ministradores de Deus a nosso favor - Hb 1:14) entram em batalha nas regiões celestes e até acampam-se ao nosso redor para liberar bênçãos e nos guardar.
Apesar de termos essa “estrutura celestial” a nosso dispor, devemos participar dessa batalha usando as armas que nos foram confiadas. Para essa batalha foram providenciadas as seguintes armas:
O Sangue de Cristo – Tem um caráter protetor (Ex 12:13).
O Nome de Jesus – Arma que faz o inimigo recuar. (Fp 2:9-10) (Mc 16:17)
A Palavra de Deus – A Bíblia – Com ela Jesus resistiu e confrontou o próprio diabo. (Lc 4)
A fé – É a certeza do que fazemos. (Mc 11:22-23) (Ef 6:16 / Hb 11:1)



A CONDUTA DO CRENTE EM MEIO A BATALHA
Aproprie-se de seus direitos.
Controle suas emoções (I Co 5:18).
Não tenha medo.
Mantenha-se vigilante.
Seja sempre perseverante (Tg 4:7).
Mantenha o Fruto do Espírito em sua vida.
Use as armas e a armadura de Deus (Ef 6:11).

10 PASSOS PARA LIBERTAÇÃO
Querer ser liberto ( usar direito de livre arbítrio).
Desejar Jesus como Senhor e Salvador.
Quebrar todos os vínculos com entidades e rejeitar os pactos feitos anteriormente com espíritos malignos.
Confessar a Jesus como seu Senhor, ser batizado e firmar uma aliança com Ele.
Rejeitar toda “base legal” que o inimigo ainda tenha em sua vida ou dentro de sua casa.
Rejeitar tudo que lhe foi dado pelo inimigo e nunca ter medo do passado.
Ler a Bíblia, orar diariamente e manter comunhão com a Igreja
Buscar comunhão com Deus e encher-se do Espírito Santo.
Ser fiel aos ensinos bíblicos.
Andar em santidade evitando as más companhias.


QUESTIONÁRIO:
Qual a causa da queda de lúcifer ?




Nós, como crentes, estamos livres do ataque dos espíritos malignos ?




É  possível um crente ficar possesso ?




O crente oprimido está em pecado ?




Quais as armas do crente em meio a batalhas espirituais ?


Blogger Tricks

A paz do Senhor irmãos!

Sou Obreiro na Igreja Batista Renovada na Rua Nove, 11 -Cabo Frio - RJ - Brasil, cep 28.913-050, consagrado como pastor, e construi esta página como ferramenta para propagação do evangelho e meu ministério.

Estamos pregando o evangelho em outros lugares a fim de expandir o reino, e para isso necessitamos de ferramentas se você estiver disposto a doar entre em contato conosco.


e-mail.: mauro-sergio-gago@hotmail.com

tel.: (22) 2647-3597



Deus os Abençõe!